Simone Pereira

Nome Completo:   Simone Pereira de Farias Araujo

Partido:   MDB

Telefone:  

E-mail:   deputadasimonepereira@al.pi.leg.br

Homepage:  

Número do Gabinete:  

Biografia:  

Simone Pereira é piauiense, nascida em Floriano, em 23 de setembro de 1965. É filha de dona Maria Vilma Pereira de Farias e do senhor Francisco Borborema de Farias. Possui dois filhos: Vilminha e Livindo. E tem cinco netos: Heitor, Maria Júlia, Lavínia, Lorenzo e João Gabriel.

 

Estudou no Colégio Diocesano, em Teresina. Se formou em Serviço Social na Universidade Federal do Piauí – UFPI. E possui pós-graduação em Gestão Pública.

Simone possui experiência de mais de 30 anos de trabalho público.

 

É apaixonada por políticas de proteção social e garantia de direitos. Ela começou na política através dos movimentos sociais e comunitários, quando participou da organização da Associação de Moradores da Vila Cidade Jardim, em Teresina.

E, como assistente social, participou do processo de implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente no Piauí. Também foi secretária de Assistência Social no município de Beneditinos e assessora técnica em vários municípios.

 

Simone já esteve à frente de importantes cargos no Governo do Estado e Prefeitura de Teresina. Presidiu o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, foi diretora do Departamento de Proteção e Direitos da Criança e do Adolescente-DPDCA, do Serviço Social do Estado, Secretária Executiva da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, em Teresina. Além de ter sido assessora técnica da APPM.

 

Entre todos os cargos que ocupou, foi a única mulher do Brasil a ocupar o cargo de Secretária Estadual de Defesa Civil no ano de 2014. Ainda em seu currículo constam a Coordenadoria do Desenvolvimento Social e Lazer - CDSOL e Secretaria de Estado do Agronegócio e Empreendedorismo Rural – SEAGRO.

 

Foi candidata a vereadora de Teresina duas vezes. Em 2004 e 2008. E foi candidata à prefeita de Teresina, em 2020, pelo PSD.

 

Em 2022, candidatou-se a deputada estadual pelo MDB e obteve 27.102 votos. Foi votada em 185 municípios e ficou na primeira suplência do MDB. Assumindo uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí após o governador convidar dois deputados do MDB para assumir secretarias.