Evaldo Gomes

Nome Completo:   Evaldo Gomes da Silva

Partido:   SDD

Telefone:   3133-3274 / 3133-3275

E-mail:   evaldogomes@al.pi.leg.br

Homepage:  

Número do Gabinete:  

Biografia:  

Evaldo iniciou sua militância política no movimento estudantil ainda na adolescência, na qual assumiu destaque na direção no Centro Colegial dos Estudantes Piauienses (CCEPI), na União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Teresina (UMES-Teresina), no Centro Acadêmico dos Estudantes de Pedagogia e no Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e como presidente da Comissão Municipal Expedidora de Identidade Estudantil (CMEIE).

Na política partidária foi membro da União da Juventude Socialista (UJS), filiado ao Partido Comunista do Brasil, de onde saiu para se filiar ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), no qual presidiu a Juventude Socialista e em seguida foi presidente do Diretório Municipal do partido em Teresina.

Foi então que, em 1997, Evaldo Gomes decidiu reconstruir o Partido Trabalhista Cristão (PTC) em Teresina, no qual exerceu o cargo de presidente do Diretório Estadual até fevereiro de 2019. Foi vereador de Teresina e posteriormente eleito deputado estadual. 

A partir de março do ano de 2019, Evaldo Gomes assumiu o Solidariedade, onde é presidente estadual do partido até hoje. Foi reeleito em 2022, iniciando o seu quarto mandato a partir de 1º de fevereiro do ano de 2023. 

Nome: Evaldo Gomes da Silva

Nascimento: 03 de dezembro - Teresina-PI

Filiação: Antônio Gomes da Silva / Maria de Lourdes Oliveira da Silva

Filha: Fernanda Gabryele

Formação: Pedagogia (UFPI)

Pós Graduação: Gestão Estratégica de Pessoas - FAP

Partido: SDD

Redes sociais:

E-mail: dep.evaldogomes36@hotmail.com

Twitter: @dep_evaldogomes

Instagram: @deputadoevaldog

Facebook: @EvaldoGomes

Cargos:

Presidente Estadual do PTC;

Presidente da Comissão dos Direitos Humanos;

Vice-presidente das Comissões de Finanças e Tributação;

4º Secretário da Mesa Diretora;

Membro da Comissão de Segurança;

Vice-líder do Governo;

Presidente da Comissão de Constituição e Justiça;

Presidente da Solidariedade;

Membro da Comissão de Administração Pública e Política Social;

Mandatos Eletivos

Vereador em Teresina: PTC

Deputado Estadual: PTC até 2019

Deputado Estadual: SDD até hoje

Honrarias:

Comenda da Ordem Renascença;

Medalha do Mérito Legislativo;

Medalha do Mérito Conselheiro Saraiva.

Evaldo tem como base principal de atuação a educação de qualidade, transporte digno, defendendo os direitos da juventude e as minorias.

É projeto de lei de sua autoria, o mais recente entre os outros na área da educação, estabelecer cotas para o ingresso, via concurso, de pessoas egressas do ensino público em cargos efetivos do Estado. A lei reserva 20% das vagas em concursos estaduais para pessoas que tenham cursado, em sua totalidade, o ensino fundamental, médio e superior em instituições de ensino público no Piauí. Sendo que, os alunos do ensino superior ainda deverão ter se beneficiado de programas como o Prouni e o Fies. O projeto visa combater a discriminação e o preconceito social contra as classes menos favorecidas.

Evaldo apresentou indicativo de projeto de lei ao Governo do Estado instituindo regras para o financiamento de cursos de especialização, mestrado, doutorado e pós- doutorado. Nossa proposta é baseada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e define que os servidores civis e militares detentores de cargos ou função efetiva no Governo do Estado possam realizar cursos de pós-graduação, dentro ou fora do estado ou do país, custeados pelo Poder Público Estadual até o limite de R$ 3.900.

Outra proposta do então deputado institui o programa Escola Aberta na rede pública estadual de ensino. Uma medida simples e de baixo custo, que trará grandes benefícios principalmente para as comunidades mais carentes de educação, esporte e lazer do estado. O programa prevê a abertura das escolas durante os finais de semana e feriados para a prática de atividades que envolvam toda a comunidade circunvizinha.

Evaldo Gomes propôs, através de projeto de lei, a proibição da realização de concurso público para preenchimento de cadastro de reserva no Piauí. Pela lei, todas as vagas ofertadas no concurso devem obrigatoriamente ser preenchidas pelos candidatos aprovados dentro do prazo legal de validade do concurso. Assim, a classificação do candidato aprovado dentro do número de vagas a que se destina o concurso garantirá a sua nomeação no cargo público conquistado. Isso porque o cadastro de reserva serve muitas vezes para ludibriar aqueles que buscam ser efetivados no serviço público.

Sua atuação parlamentar através de projetos de lei e indicativos, em sua maioria é voltada para a Educação, por entender que a educação é a base de tudo. São propostas que mostram sua preocupação para com a adoção de medidas que possibilitem o avanço na prestação de um serviço público de qualidade, capaz de transformar cada vez mais a vida do povo do Piauí. Valorizando e incentivando o piauiense. Evaldo Gomes foi reeleito deputado estadual nas últimas eleições.