Lucy Soares

Nome Completo:   Lucy de Farias Carvalho Soares

Partido:   PP

Data de Nascimento:   11 de Junho de 1967

Telefone:   3133-3116/3133-3117

E-mail:   lucysoares@alepi.pi.gov.br

Número do Gabinete:  

Fax:  

Biografia:  

Nasceu em Recife, Pernambuco. É casada com o prefeito de Teresina, Firmino Filho, com quem tem três filhos: Bárbara, Bruno e Cristina. Teresinense de coração e honorária pelo título de cidadania concedido pela Câmara Municipal de Teresina em 2013, passou a residir na cidade no início da década de 1990, formando-se em Direito, pela Universidade Federal do Piauí.
Durante a primeira administração do prefeito Firmino Filho, exerceu o cargo de subsecretária na SEMCAD - Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente, época em que aprimorou sua luta pela inclusão e afirmação social do jovem teresinense.

Liderou a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, atual Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, onde desenvolveu importantes iniciativas, como o serviço de atendimento integral às mulheres e suas crianças: Amor de Tia, que visa fortalecer as mulheres em situação de vulnerabilidade social, em especial aquelas vítimas de violência doméstica, e também acolher as suas crianças de 1 ano a 2 anos e 9 meses, proporcionando todos os estímulos para que elas possam crescer e se desenvolver com todo seu potencial de aprendizagem.

Também é iniciativa de Lucy Soares a criação do Centro de Referência das Mulheres em Situação de Violência Esperança Garcia, que oferece atendimento psicológico, social e jurídico para as mulheres em situação de violência em Teresina por meio de uma equipe multidisciplinar.
 Lucy é idealizadora do Profissionalizar Mulher, que oferta cursos profissionalizantes às mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social, capacitando-as para o mercado de trabalho e fomentando a autonomia produtiva da mulher; e o Laço Branco, uma campanha voltada para os homens atuarem no enfrentamento à violência contra a mulher.
 Vale destacar sua intensa atuação pela criação do Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar Professora Ceiça Carvalho (CMAM). O serviço pioneiro na região Nordeste visa acompanhar, de forma multidisciplinar, crianças da rede pública municipal que tenham algum tipo de dificuldade de aprendizagem.
 De modo incansável, Lucy Soares dedica-se à luta em defesa do fortalecimento das políticas públicas para as mulheres e pelo diálogo com as instituições governamentais e sociedade civil organizada, bem como pela estruturação e melhoria da educação infantil em nosso Estado. Desenvolve o social junto às comunidades com ajuda de suas lideranças, pessoas tão importantes para alavancar o desenvolvimento local.
 Hoje, deputada estadual, vê com suma importância a atuação da mulher na política, ocupando espaços de poder, principalmente para defender aqueles quenão têm voz. Entende a saúde como um direito de todos e dedica sua luta para levar o atendimento de qualidade a todos os municípios do Piauí. Incentiva a educação no ensino infantil, médio e superior como a principal prioridade de qualquer gestor público e legislador, uma vez que um país só se desenvolve com educação de qualidade.
 Enfim, por tudo que experimentou neste Estado, considera-se uma autêntica piauiense, reconhecendo a cultura do trabalho, da determinação e da solidariedade, que são a marca do povo do Piauí.